Entenda a síndrome de Tourette
novembro 28, 2021
Jogadores Compulsivos
dezembro 9, 2021

Sentimento De Luto

O luto pode ser entendido como um conjunto de reações a uma perda significativa, seja ela física ou simbólica. Quanto maior for o vínculo existente entre o indivíduo e sua perda, mais intenso será o processo do luto e mais difícil será mensurar o seu tempo de duração, já que cada indivíduo vivencia uma perda de uma forma única e individual.

Sentimentos, sensações físicas ou desvios comportamentais e cognitivos. Essas sensações podem ocorrer todas ao mesmo tempo durante o processo de luto. Por isso, mesmo que não exista uma ordem cronológica específica para esse delicado processo, é importante conhecermos as “fases” do luto, que caracterizam em que momento do processo o indivíduo está, sendo elas: Negação ou Isolamento, Raiva, Negociação, Depressão e Aceitação.

Quando essas fases não ocorrem ou são incompletas, temos o luto complicado, antigamente denominado de luto patológico. Dessa forma, é necessário que os profissionais de saúde saibam o que é o processo de luto normal, para que consigam reconhecer seus desvios que necessitem de um suporte ou intervenção terapêutica.

Aceitar que a vida é finita, que teremos perdas ao longo dela e que isso faz parte da nossa existência torna mais fácil a ressignificação dos sentimentos causados pelo luto, para que, enfim, transformemos a dor em um ensinamento e consigamos seguir em frente.

Avatar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *